quarta-feira, 27 de maio de 2009

Curso de Redes de Aprendizagem

Estou realizando o curso de Redes de Aprendizagem do qual ensina alguns recursos pedagógicos para nós professores utilizarmos com nossos alunos. O que estamos aprendendo hoje são os recursos de Webquest, Miniquest e Caça ao tesouro.

Veja abaixo a explicação de cada um:

A WebQuest é uma atividade didática para a busca de informação na Rede, ou seja uma nova vertente de realização de pesquisa. Pode desenvolver o pensamento reflexivo e crítico dos alunos, como também estimular a sua criatividade. É considerada os seguintes pontos: Introdução; tarefa; processo; recurso; avaliação e conclusão.
Já o MiniQuest é uma visão curta do Webquest, ou seja, consiste em apenas 3 pontos: Cenário, tarefa e produto. É essencialmente uma atividade de aprendizagem baseada na web.
O Caça ao Tesouro também apresenta introdução, perguntas e recursos. Leva o aluno a desenvolver questões de um determinado assunto estudo mais rapidamente. Ou seja, é um mapa em que há pistas, estas pistas são perguntas relacionadas ao conteúdo estudado no qual as respostas do aluno ou do grupo é fruto de pesquisa on-line, direcionado ou não.

3 comentários:

  1. Mateus M.
    Isso ajuda as crianças a aprender

    ResponderExcluir
  2. Precisa ter blog para comentar...

    ResponderExcluir
  3. É isso ai,vamos ajudar as pessoas para fazer com que o mundo melhore ! Que um dia os filhos de vcs vão agradecer.

    ResponderExcluir