sexta-feira, 29 de maio de 2009

Essa pergunta foi a vencedora em um congresso sobre vida sustentável.

"Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"

Passe adiante!

Precisamos começar JÁ!

Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro de casa e recebe o exemplo vindo de seus pais , torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive em respeitar o planeta aonde vive...

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Curso de Redes de Aprendizagem

Estou realizando o curso de Redes de Aprendizagem do qual ensina alguns recursos pedagógicos para nós professores utilizarmos com nossos alunos. O que estamos aprendendo hoje são os recursos de Webquest, Miniquest e Caça ao tesouro.

Veja abaixo a explicação de cada um:

A WebQuest é uma atividade didática para a busca de informação na Rede, ou seja uma nova vertente de realização de pesquisa. Pode desenvolver o pensamento reflexivo e crítico dos alunos, como também estimular a sua criatividade. É considerada os seguintes pontos: Introdução; tarefa; processo; recurso; avaliação e conclusão.
Já o MiniQuest é uma visão curta do Webquest, ou seja, consiste em apenas 3 pontos: Cenário, tarefa e produto. É essencialmente uma atividade de aprendizagem baseada na web.
O Caça ao Tesouro também apresenta introdução, perguntas e recursos. Leva o aluno a desenvolver questões de um determinado assunto estudo mais rapidamente. Ou seja, é um mapa em que há pistas, estas pistas são perguntas relacionadas ao conteúdo estudado no qual as respostas do aluno ou do grupo é fruto de pesquisa on-line, direcionado ou não.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Amanhã... Apaixona-se

... Porque o dia seguinte é o dia mais importante da sua vida. É no dia seguinte que sabemos se o dia de ontem valeu a pena. É no dia seguinte que acordamos para a realidade ou dormimos no sonho. A vida da gente começa no dia seguinte e só existe uma maneira de viver:Apaixonado. Por isso dance, dance como se ninguém estivesse vendo você. Trabalhe como se não precisasse de dinheiro. Corra como se não houvesse a chegada. Ame como se nunca estivesse sido magoado antes. Acredite como se não houvesse frustração. Grite como se ninguém estivesse ouvindo. Beije como se fosse eterno. Sorria como se não existisse lágrimas. Abrace como se fossem todos amigos. Durma como se não houvesse o amanhã. Acorde como se nunca mais fosse dormir denovo. Crie como se não existisse crítica. Vá como se não precisasse voltar. Faça a próxima viagem como se fosse a última. Vista-se como se não conhecesse espelho. Proponha como se não existisse as recusas. Brinque como se não estivesse crescido. Levante como se não estivesse caído. Case como se não houvesse outra. Fale como se não existisse o certo ou o errado. Viva como se não houvesse fim. Prefira ser em vez de ter. Sentir em vez de fingir. Apaixonar-se é um exercício de jardinagem. Arranque o que faz mal, prepare o terreno, semeie, seja paciente e espere. Regue e cuide. Mas esteja preparado porque haverá pragas, secas ou excesso de chuvas. Se desistir, não terá um jardim. A paixão não se vê, não se guarda, não se prende, não se controla, não se compra, não se fabrica. A paixão é a diferença entre o sucesso e o fracasso, entre a dúvida e a certeza. Apaixonados não esperam, agem. A paixão é o que faz coisas iguais serem diferentes. Amanhã quando acordar, pense se hoje valeu a pena. Apaixone-se! Porque em 24 horas você vai entrar no dia mais importante da sua vida: o dia seguinte.